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Detran: Fui Reprovado pelo Exame de Vista e agora?

Ter a CNH é o sonho que toda pessoa tem e o exame de vista pode ou não te ajudar. Tudo se torna muito mais fácil quando se pode dirigir habilitado. Você vai lá, faz tudo certo, mas justo no exame oftalmológico você reprova. A pergunta é: Fui reprovado no Detran pelo exame de vista e agora?

Todos nós sabemos também que a cada cinco anos a CNH no Detran precisa ser renovada. Além disso, pessoas com 65 anos ou mais precisam renovar a cada 3 anos.

Comumente notamos situações onde por falta de informação ou descuido as pessoas são pegas de surpresa no exame oftalmológico. Isso é um problema, visto que a deficiência visual é uma das causas usuais de reprovação.

Já se perguntou qual a porcentagem de visão para dirigir? As causas para reprovações acontecerem com tanta frequência e porquê você deve melhorar os cuidados com a visão são questões a serem exploradas.

Assista e entenda os motivos.

Exame de vista e carteira de motorista no Detran

É certo que o número de acidentes no trânsito vem crescendo cada vez mais não só no Brasil mas no mundo também. Um dos fatores que mais contribuem para que isso ocorra é o uso de lentes desatualizadas, além de erros refrativos no geral.

Tudo isso acontece justamente porque a maioria dos brasileiros recorrem a um oftalmologista apenas quando vão renovar a CNH no Detran, ou ainda, quando o problema já se alastrou muito. Desta forma, colocam não apenas a própria vida em risco por conta do descaso com a saúde ocular, mas a vida das outras pessoas também.  

Primeiramente, deve-se saber que tanto a visão central como a visão periférica são examinadas, têm uma quantidade específica e que varia de acordo com a categoria da CNH no Detran. 

Visão Central

A visão central está relacionada aos detalhes, onde a imagem atinge diretamente a mácula (parte da retina) e é examinada no teste de visão para longe e para perto.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Já as categorias C, D e E exigem visão central igual ou melhor do que 20/30 (equivalente a 66%) e visão periférica de 120º em ambos os olhos, ou ainda, visão central melhor ou igual a 20/30 (equivale a 66%) no melhor olho e visão central melhor ou igual a 20/40 (50%) no pior olho. 

Isto obedece a exigência de visão central mínima igual ou melhor do que 20/25 (80%) e visão periférica de 120° em ambos os olhos, com ou sem lentes corretoras.

Visão Periférica

A visão periférica diferentemente da visão central corresponde a capacidade de poder observar objetos a frente e ao redor do campo visual. Esta é formada fora da mácula, em outras palavras, na área periférica da retina, sendo uma visão com poucos detalhes.

A visão periférica é importante não só para andar, mas principalmente quando há pouca iluminação e a noite. As categorias A e B da CNH exigem uma visão periférica de 60° nos dois olhos. Também podem considerar uma visão periférica de 120° no melhor olho, com ou sem lentes corretivas.  

Vícios de refração (Ametropias): Motivos de reprovação no Detran

Apesar dos vícios de refração serem considerados defeitos visuais, não são considerados uma doença em si e são mais comuns do que imaginamos. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 153 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de ametropia. Já no Brasil, as ametropias afetam cerca de 4 milhões de pessoas. 

Então, mesmo que não sejam consideradas doenças ainda são defeitos visuais, e além disso triplicam o risco de colisões, ou seja, acidentes no trânsito. Lentes desatualizadas e até mesmo problemas oculares ainda não diagnosticados são fatores que contribuem exponencialmente para que isso ocorra, logo a importância de manter as consultas oftalmológicas atualizadas. 

Doenças oftalmológicas no geral chegam conforme envelhecemos. Felizmente a maioria pode ser tratada através de procedimentos médicos e existem sinais que podem ser percebidos antes que elas se agravem mais. Como por exemplo:

  • Não conseguir ler algumas placas do trajeto a tempo.
  • Apertar os olhos para ler.
  • Sensibilidade a claridade (fotofobia).
  • Dores de cabeça frequentes.

Se você notou algum desses sintomas em sua visão, é recomendável ir o mais rápido possível a um oftalmologista. Especialmente se está prestes a tirar ou renovar a CNH pois isso pode evitar surpresas no processo. 

Grau das lentes

Óculos ou lentes de contato são uma mão na roda quando o assunto é devolver qualidade de vida e visão, mas os benefícios sempre vem com responsabilidades e cuidados a mais. Como já mencionamos, lentes desatualizadas são um problema quando falamos de trânsito e se torna pior quando o assunto é a CNH.

Se ir ao exame de vista do Detran sem saber que tem algum problema ocular já é ruim, imagina se você sabe que tem e mesmo assim negligencia os cuidados para com as lentes? As chances de você reprovar no exame de vista passam a ser maiores ainda além de ficar um tempo sem poder dirigir. 

As alterações que ocorrem nas lentes são lentas, passando muitas vezes despercebidas. Ficamos impressionados com a acuidade visual devolvida quando colocamos as lentes corretivas pela primeira vez e isso porque antes delas a visão estava bastante prejudicada. Com isso nos adaptamos e apenas percebemos que é hora de atualizar as lentes quando percebemos algo que realmente chama nossa atenção.

Nossos olhos são uma estrutura tão sensível que nem ao menos nos deparamos quando temos dificuldades em realizar uma pequena tarefa cotidiana. Então o tempo começa a passar e o problema que outrora era um grão de areia, se torna um elefante e seu olho sente o peso do descuido.

Nossa visão é tão frágil que qualquer sinal diferente deve ser tratado com importância, pois somente assim podemos garantir uma boa e longa saúde ocular (além de garantir uma aprovação na CNH).

Problema em apenas um dos olhos (Monocular): Exame de Vista do Detran

Embora a visão monocular (assim como estrábicos) não seja aceita nas categorias C, D e E na CNH, a Lei monocular garante este direito para categorias A e B contanto que a visão central do candidato seja igual ou melhor do que 20/30 (66%) no melhor olho e pelo menos percepção luminosa no outro. 

Já a visão periférica exigida é de 60° em ambos os olhos ou 120° no melhor olho. Se acaso um dos olhos não tenha percepção luminosa, após 90 dias da perda da visão, a visão central deverá ter 20/30 (66%) no olho que enxerga e visão periférica de 120°.

O comprometimento da noção de profundidade (estereopsia) e visão tridimensional são os principais fatores que limitam o tipo de veículo que pacientes monoculares e estrábicos podem conduzir, já que isso pode trazer riscos ao paciente, a outros condutores e pedestres. 

Pessoas acima de 65 anos 

A queda na acuidade visual influencia de forma drástica, pois situações como Catarata e Glaucoma, ou seja, o envelhecimento do cristalino e a pressão intraocular podem interferir muito na direção. Apesar disso, O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece uma idade limite para alguém parar de dirigir. A única questão é que a renovação diminui de 5 para 3 anos e conforme a necessidade, o prazo é ainda menor. 

O maior risco, no entanto, é a catarata. O envelhecimento do cristalino leva uma opacidade, uma dificuldade da luz atravessá-lo para chegar até a retina e isso traz o que chamamos de Catarata, doença grave e que acomete a maioria das pessoas. Conforme a doença se alastra,a pessoa passa a enxergar apenas borrões, podendo evoluir para a cegueira. A boa notícia é que esta é uma doença tratável e tudo pode melhorar com uma cirurgia. 

Fique atento caso note algum dos sintomas abaixo: 

  • Visão dupla;
  • Sensibilidade a luz;
  • Imagens distorcidas;
  • Visão turva ou embaçada.

Saiba mais: O que é Catarata?

Veja também: Glaucoma tem tratamento e controle

Assista: Pressão do Olho ou Intraocular – Principal fator de risco para o Glaucoma

Sou daltônico, como isso influencia na CNH no Detran?

O Código de Trânsito Brasileiro exige apenas que a pessoa seja capaz de reconhecer a posição das luzes do semáforo, que é universal (verde, amarelo e vermelho) e disponha da acuidade visual e visão periférica que cada categoria requer. Desde o ano de 2012 pacientes daltônicos são aptos a qualquer categoria de CNH no Detran.

E quem tem ceratocone?

O envelhecimento não é o único padrão que atrapalha a visão dos motoristas. A doença que mais causa acidente entre os jovens é o ceratocone. A doença dificulta a direção de 1 a cada 5 jovens. 1 a cada 8 tem dificuldade de dirigir a noite, ou até mesmo, não conseguem dirigir em qualquer horário.

O Ceratocone é um problema visual não inflamatório e de origem hereditária, diretamente ligado à estrutura da córnea. Desta forma, pessoas com esta doença possuem a região central do olho mais fina e fraca, fazendo com que a córnea tome um formato de cone.

Inflamações são mais um problema na hora de tirar a CNH no Detran

Situações como Conjuntivite ou qualquer tipo de irritação ocular podem gerar embaçamento. Desta forma, a melhor coisa a se fazer é tratar esses incômodos antes de fazer qualquer exame oftalmológico, visto que é mais um dos fatores de reprovação no Detran.

Dê prioridade a um Oftalmologista para seu Exame de vista

É de se saber que a maioria dos brasileiros e das pessoas no geral só vão ao oftalmologista quando os problemas já são notórios e muitas vezes, avançados. Isso pode fazer qualquer um ser pego de surpresa no exame de vista do Detran. A boa notícia é que agora que você sabe disso, pode cuidar mais de sua visão e evitar frustrações como esta, além de economizar muito.

Como dito anteriormente, o acompanhamento oftalmológico é essencial e necessário. Um diagnóstico completo pode te ajudar a encontrar o tratamento ideal para o seu problema, além de melhorar a sua qualidade de vida e evitar uma reprovação no exame de vista do Detran. 

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