Problemas de visão e a consequente necessidade de usar óculos é algo comum no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão, porém a quantidade de pessoas que usam óculos para corrigir dificuldades é menor.
A diferença acontece porque o número de pessoas que se consulta com um oftalmologista frequentemente ainda é baixo. Pesquisa de 2020 do Ibope, mostra que uma a cada cinco pessoas entre 18 a 24 anos nunca foi ao oftalmologista, o que significa 21%, e apenas 10% passaram por consulta uma única vez na vida.
As pessoas que usam óculos ainda passam por outra dificuldade, a necessidade de trocar o óculos de tempos em tempos. O ideal é que uma vez ao ano, ou conforme indicação médica, o paciente procure um oftalmologista para saber se é necessário atualizar o óculos de acordo com o grau atual.
Sinais de que você precisa de óculos novos
O uso de óculos é geralmente um alívio para pessoas com problemas de visão, pois dão a oportunidade do paciente voltar a enxergar perfeitamente. Por meses e até anos, esse paciente pode viver com uma visão excelente, até que algumas dificuldades voltem a aparecer.
Confira alguns sinais de alerta que o paciente deve estar atento, lembrando que no primeiro sintoma é hora de marcar uma consulta com seu oftalmologista.
Alterações na visão
É comum que o ser humano vá se adaptando às mudanças e o mesmo acontece com a visão. Muitas pessoas se adaptam rapidamente a perdas de qualidade na visão, principalmente as que usam óculos. Mas assim que perceber qualquer dificuldade em enxergar 100% com clareza e nitidamente, o sinal de alerta se acende e é hora de procurar um oftalmologista.
Essa dificuldade para enxergar pode aparecer enquanto dirige, para enxergar placas de trânsito, por exemplo, ou para tentar ler de longe ou de perto. Há ainda aqueles que notam diferença na forma como enxergam durante o dia ou à noite. Todos são sinais de alerta.
Dor de cabeça
A dor de cabeça pode ser sintoma de muitas coisas, mas se ela aparece com frequência e sempre ao fim do dia, pode ser sinal de problemas relacionados à visão. A situação é ainda mais característica quando se faz uso constante de telas, como computador ou celular.
O sinal pode ser indicativo que está na hora de procurar um oftalmologista para saber se os óculos ainda estão adequados ao grau. Mas, por vezes, essa dor de cabeça também é indicativo que é hora de usar óculos.
Óculos que incomodam no rosto.
Por ser um recurso de uso constante, os óculos devem se adaptar perfeitamente ao rosto do paciente, sem causar nenhum incômodo. Porém, quando os incômodos começam aparecer, é sinal de que o óculos está bem perto do fim do prazo de validade.
Esses incômodos podem ser o aparecimento de marca do óculos no nariz ou a sensação de peso nas orelhas. O paciente também pode perceber que o óculos está desalinhado no rosto ou com dificuldades para abrir ou fechar o óculos.
Benefícios do uso de óculos.
Os óculos são um recurso eficiente para corrigir erros de refração que o ser humano pode desenvolver ao longo da vida por vários motivos. Além de auxiliar de maneira eficiente os pacientes na busca pela visão perfeita, os óculos trazem outros benefícios.
Para aqueles que não têm problema de refração a corrigir, existem os óculos com lentes ultra reflexo e anti reflexo, que proporcionam mais conforto à visão. Eles servem ainda para prevenir doenças como a Presbiopia, conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto.
Vale lembrar que os óculos sempre devem ser usados mediante a prescrição médica de um oftalmologista. E é o especialista responsável por exames periódicos para a manutenção ou atualização dos óculos.
Principais doenças que exigem o uso de óculos.
Várias doenças podem causar erros de refração e a consequente necessidade do uso de óculos para correção. O uso de óculos é uma maneira de tratar doenças, mas também de prevenir situações graves, como a cegueira.
Presbiopia: A famosa “vista cansada” é um problema que todos teremos um dia e isso é inevitável. A doença acontece pela disfunção do músculo ciliar, a estrutura intraocular responsável pelo relaxamento e contração do cristalino. Entretanto, um dos tratamentos para a Presbiopia se dá pelo uso de óculos de grau.
Miopia: A dificuldade em enxergar de longe afeta cerca de 40% da população, segundo dados da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia). Ela se dá quando o formato do globo ocular é um pouco mais alongado que o normal, assim os raios de luz se concentram em um ponto na frente da retina quando deveriam ir em direção a sua superfície. O uso de óculos é um dos principais modos de corrigir esse erro refrativo.
Astigmatismo: É um problema na córnea, onde a mesma possui formato oval e irregular, causando a distorção da luz que entra para a retina. É a dificuldade em enxergar tanto de longe como de perto.
Hipermetropia: Diferentemente da miopia, a hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto, pois a imagem é focada atrás da retina. Na maioria das vezes afeta adultos, onde apertar ou fechar os olhos para enxergar se tornam hábitos.
Encontre um oftalmologista em Campo Grande Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande Mato Grosso do Sul, pacientes com qualquer situação visual que demande consulta com um oftalmologista, podem encontrar médicos especialistas na MS Visão.
Com disponibilidade e unidades no interior e na capital de Mato Grosso do Sul, a MS Visão assegura acesso em todo o estado, com preços acessíveis, qualidade e uma equipe de excelência.
Venha para a MS Visão! Temos todos os aparelhos modernos e tratamentos para te ajudar e melhorar a qualidade de sua vida para melhor.