fbpx

Descolamento de retina é grave?

Inscreva-se em nosso canal e mantenha-se atualizado

É fato que o descolamento de retina é algo grave, mas tem tratamento. Acidentes, pancadas, tombos ou traumas causa o descolamento da retina em algumas pessoas, comprometendo a visão de maneira provisória ou permanente, em casos mais graves.

A saber, o descolamento da retina é considerado uma emergência, onde o paciente deve procurar atendimento oftalmológico com rapidez, para evitar danos graves à visão.

A princípio, o descolamento da retina pode ocasionar o aparecimento de manchas na visão, também conhecidas como moscas-volantes.

O paciente pode ter a sensação de que há uma cortina ou um véu que prejudica o seu campo de visão e deve permanecer atento a qualquer sintoma que apareça.

Qual o papel da retina para a visão

A retina é uma membrana que encobre a parte interna dos olhos, é uma estrutura fina do tecido nervoso com importante função para o organismo humano.

São as células nervosas da retina as responsáveis por detectar a luz que entra pelos olhos e enviar os sinais para que o cérebro forme e entenda a imagem visual.

A retina é uma membrana frágil e pode ter danos durante a vida útil, prejudicada por alguma lesão pontual ou um processo natural de envelhecimento.

Na estrutura ocular há um gel espesso chamado de vítreo, quando ele se torna mais fino alguns pontos da retina descola, permitindo que o gel de dentro dos olhos entre por detrás da retina.

O que pode causar o deslocamento da retina?

Desse modo, fatores externos como tombos e acidentes podem causar o deslocamento repentino da retina nos pacientes. Mas há fatores de risco que incluem principalmente situações internas e que estão muito ligados aos cuidados com a saúde em geral.

Isso porque lesões vasculares, tumores ou até a miopia podem gerar uma fragilidade na retina, pré-dispondo o paciente ao descolamento. Diabete e pressão alta, por exemplo, também podem causar fragilidade na membrana.

São considerados grupos de risco:

  • Pessoas com mais de 40 anos, devido à possibilidade do envelhecimento da retina, com alteração na espessura do gel vítreo e o consequente deslocamento;
  • Miopia extrema é um dos sinais que podem contribuir para o deslocamento da retina sem dúvida;
  • Histórico na família ou casos anteriores. A hereditariedade aumenta as chances do paciente ter a lesão e quem teve em um olho pode voltar a ter ou desenvolver no outro olho;
  • Aqueles que fizeram cirurgias oculares, como o tratamento para a catarata, por exemplo;
  • Não apenas doenças como diabete como também a pressão alta pode comprometer a saúde do paciente e influenciar na visão.

Atenção a qualquer sintoma

Por certo, pacientes enquadrados em qualquer grupo de risco devem redobrar a atenção aos sintomas.

Se aparecer qualquer mancha, sensação de que a visão está embaçada, pontos estranhos ou qualquer dificuldade de enxergar com perfeição, é necessária uma avaliação médica com oftalmologista.

O deslocamento da retina é considerado uma situação urgente e recorrer ao atendimento médico precisa ser algo rápido, para que o tratamento seja adequado e eficaz, evitando, danos à visão do paciente.

Saiba mais sobre: Manchas na visão podem ser doença oftalmológica

Veja também: Retinopatia Diabética

Deslocamento de retina tem tratamento

Conforme o médico oftalmologista Tássio Borges, existem algumas normas de tratamento para o descolamento da retina nos pacientes. Primeiramente é a cirurgia convencional e em segundo lugar outra a cirurgia a laser. Todavia, dependendo do estágio, do grau, da amplitude desse descolamento, a equipe médica opta pela melhor opção.

No caso da cirurgia a laser o feixe de luz é aplicado no local de ruptura da retina, para que o local queime e em seguida cicatrize, resolvendo o deslocamento.

No modelo convencional de cirurgia, o médico oftalmologista pode aplicar uma sonda de congelamento sobre a superfície externa do olho afetado ou injetar uma bolha de ar, ou gás no gel vítreo.

O procedimento cirúrgico varia conforme o tipo de lesão do paciente.

Diagnóstico e exames

Para realizar o diagnóstico, é preciso a avaliação de um oftalmologista. Que analisará os sintomas relatados pelo paciente, pode indicar a realização de dois exames, sendo o fundo de olho ou o mapeamento de retina.

Dessa forma, é possível observar a situação da retina e se há deslocamentos.

Assim, partir dos exames é possível identificar e traçar qual o tratamento mais indicado para o tipo de lesão. Em muitos casos, quando o tratamento é iniciado no começo, maior é a chance de preservar a visão e a estrutura ocular do paciente.

Quanto mais avançado o descolamento da retina, maior a possibilidade de haver perda visual, mesmo após o procedimento cirúrgico.

É possível prevenir o deslocamento da retina?

Geralmente não é possível prever se e quando ocorrerá o deslocamento da retina, mas algumas atividades devem contar com reforço de segurança.

São os casos de pessoas que fazem serviços braçais, com ferramentas ou daqueles que praticam esportes com mais impacto, como boxe ou futebol, por exemplo.

É recomendado que os pacientes redobrem cuidado com a região dos olhos, utilizando equipamentos de segurança ou óculos especiais de proteção.

Evitando, acidentes que resultem no deslocamento da retina.

Atendimento em Mato Grosso do Sul

Pacientes de Mato Grosso do Sul encontram atendimento especializado e de qualidade na clínica MS Visão. Referência em oftalmologia, oferece aos seus pacientes padrão internacional de consulta, exames e cirurgia.

Todos só procuram ajuda médica ao ter dificuldade para enxergar ou após os 50 anos e a regularidade no atendimento oftalmológico independe da idade.

Todos devem consultar um especialista com frequência, para que potenciais problemas sejam diagnosticados ainda em fase inicial.

Para melhorar a qualidade de vida e a saúde ocular da população sul-mato-grossense, a MS Visão tem atendimento oftalmológico em quase todo estado.

Fale Conosco - Clínica Oftalmológica MS Visão
Fale Conosco – Clínica Oftalmológica MS Visão

Procurando Oftalmologista? Fale com nossa equipe!

Sempre tem uma clínica oftalmológica MS Visão perto de você! Instalações modernas, Acessibilidade e Estacionamento próprio.