Imagine que ao avistar o ônibus vindo, você já não enxerga as letras amarelas como costumava ver, elas estão embaçadas, turvas. Ou mesmo lendo um livro, uma receita na internet ou assistindo a TV… Além disso, dores de cabeça começam a tornar-se grandes inimigas do cotidiano. Sua visão não está tão boa como antes e o uso de óculos se faz necessário.
Há quem diga que óculos estão na moda ou que deixam as pessoas mais atraentes, outras simplesmente fazem uso porque precisam. Ametropias como a miopia, o astigmatismo e a presbiopia são doenças que cada vez mais afetam as pessoas.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 314 milhões de pessoas foram diagnosticadas como deficientes visuais e 45 milhões de pessoas são cegas no mundo todo. Desta forma, saber como prevenir doenças oculares e até mesmo tratar caso ela já exista é muito importante, podendo evitar danos maiores a visão.
Como os óculos surgiram?
Não é de hoje que o ser humano tem problemas de visão. Na verdade isso é um mal que sempre existiu e, por ser uma das estruturas mais frágeis do nosso corpo, os olhos também envelhecem mais rápido.
A palavra óculos veio do termo ocularium, no período clássico. Ela se referia as aberturas feitas na parte superior das armaduras dos soldados para que eles pudessem enxergar.
Inicialmente os óculos não possuíam grau e eram feitos com pedras semipreciosas. Essas pedras semipreciosas eram transformadas em finas camadas servindo como lupas mais tarde.
Apesar de que as primeiras lentes registradas tenham sido feitas no século XVIII, os óculos já eram utilizados antes mesmo de Cristo, embora só depois de 1.000 d.C. a teoria da incidência da luz em espelhos esféricos, feita pelo matemático árabe Alhazen, tenha sido formulada.
Além disso, os óculos serviam para classificar os grupos sociais. Os monges eram os mais beneficiados com as lentes, pois eram os que mais passavam tempo em bibliotecas.
No ano de 1270, foram criados os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites. Já o famoso Benjamin Franklin foi o responsável por criar as lentes bifocais em 1785.
Hoje em dia, graças a evolução tecnológica temos os mais variados tipos de armação, lentes e graus. E o melhor: Podemos evitar, prevenir e melhorar doenças que outrora traziam danos irreversíveis a visão.
Os benefícios que os óculos podem trazer
Você sabia que o óculos de grau pode evitar doenças como a Catarata? A função principal dos óculos de grau é corrigir erros de refração e isso já sabemos.
Além do uso estético, é muito comum o uso de óculos com lentes ultra reflexo e anti reflexo, pois não possuem grau e trazem mais conforto a visão, servindo ainda para prevenir doenças como a Presbiopia, conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto.
Os óculos com lentes anti reflexo são comumente usadas por pessoas que passam muitas horas em frente a algum ecrã e são conhecidos como óculos de descanso, melhorando a leitura e protegendo os olhos do efeito nocivo que a luz artificial do computador causa.
É muito importante ressaltar que pessoas que já possuem grau antes de comprar uma armação consultem um oftalmologista e, após isso, adquiram o hábito de manter os diagnósticos em dia para o grau sempre estarem atualizados.
Problemas de visão mais comuns
Vimos que o uso de óculos pode evitar e prevenir muitas doenças oculares, embora a maioria das pessoas só busquem ajuda oftalmológica quando elas já são situações incômodas e muitas vezes, bastante avançadas.
Casos de doenças crônicas, como o próprio glaucoma, geralmente não possuem sinais que denunciem o problema na fase inicial. A prevenção é a melhor forma de evitar casos de cegueira ou danos irreversíveis na visão.
Ficar atento a sinais como dores de cabeça frequentes, dores nos olhos, visão embaçada, cansaço excessivo por forçar a visão ou mesmo sensibilidade a luz são sintomas de problemas na visão.
Algumas das doenças mais comuns são:
- Presbiopia: A famosa “vista cansada” é um problema que todos nós teremos um dia e isso é inevitável. A doença acontece pela disfunção do músculo ciliar, a estrutura intra ocular responsável pelo relaxamento e contração do cristalino. Entretanto, um dos tratamentos para a Presbiopia se dá pelo uso de óculos de grau.
- Miopia: A dificuldade em enxergar de longe afeta cerca de 40% da população, segundo dados da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia). Ela se dá quando o formato do globo ocular é um pouco mais alongado que o normal, assim os raios de luz se concentrarem em um ponto na frente da retina quando deveriam ir em direção a sua superfície. O uso de óculos é um dos principais modos de corrigir esse erro refrativo.
- Astigmatismo: É um problema na córnea, onde a mesma possui formato oval e irregular o que causa a distorção da luz que entra para a retina. É a dificuldade em enxergar tanto de longe como de perto.
- Hipermetropia: Diferentemente da miopia, a hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto, pois a imagem é focada atrás da retina. Na maioria das vezes afeta adultos, onde apertar ou fechar os olhos para enxergar se tornam hábitos.
Óculos de sol e seus benefícios para a saúde
Mesmo que usar óculos de sol não seja uma prioridade aos brasileiros e que este seja visto mais como um acessório que combina com o chapéu de praia, o fato é que usar óculos de sol previne e protege os olhos de muitas doenças que são principalmente causadas pela radiação solar.
Além do mais, os óculos de sol podem ter lentes de grau, ou seja, uma única peça pode conter duas funções. Também vale ressaltar que com ou sem lentes de grau, os óculos de sol devem ser usados até mesmo em dias nublados.
Óculos de sol de procedência duvidosa
Os preços baixos são atrativos aos olhos, no entanto os problemas que esses óculos de sol podem causar não são tão atrativos assim, pois a grande maioria não possui as proteções necessárias em ambientes de muita luminosidade como praias ou fazendas.
A pupila é o diafragma do nosso olho e em ambientes assim ela se fecha com o objetivo de proteger a retina desse excesso de luz que está entrando. Quando usamos um óculos escuro de qualidade e que realmente bloqueia os raios UV, mesmo que a pupila esteja muito aberta ele filtra essa luz que chega até a retina.
Já quando a situação é de um óculos de sol que não tem proteção contra os raios UV, você “engana” seus olhos e seu olho acredita que estando protegido desse filtro faz a pupila se dilatar mas na realidade o óculos não está filtrando aqueles raios nocivos a retina.
Além disso, essa exposição às radiações podem acelerar o aparecimento da Catarata, bem como estimular a degeneração macular. Vale lembrar que olhar diretamente para o sol pode causar queimaduras na retina e danos irreversíveis a visão.
Alguns cuidados com a visão
Você possui casos de doenças oculares na família? Os cuidados devem ser redobrados, pois é muito provável que você também possa desenvolver algum tipo de complicação a longo prazo.
Recém-nascidos devem fazer o teste do olhinho ainda na maternidade, pois é ele quem garantirá a vida ocular inteira da criança. Além disso, pessoas com 40 ou mais anos de idade devem sempre ficar atentos aos cuidados com a visão, já que é muito mais fácil desenvolver problemas como o glaucoma ou a catarata.
A maioria dos problemas oculares mais comuns surgem pela negligência em deixar de ir ao oftalmologista regularmente. É sempre bom ter em mente que o método mais eficaz de evitar doenças oculares, ou ainda, que elas possam piorar progressivamente é indo ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
Veja mais: Uso Excessivo de Telas: Síndrome da Visão do Computador
Dê preferência a um oftalmologista
Como dito anteriormente, a melhor prevenção é ir ao oftalmologista. Por isso, é indispensável que você faça um diagnóstico completo pelo menos uma vez ao ano. Muitas doenças e principalmente as ametropias, são problemas que podemos adquirir ao longo dos anos e isso é inevitável. Por ser uma das estrutura mais sensíveis de nosso corpo, nossos olhos também tem a tendência envelhecer mais rápido.
Já conhece a MS Visão? Aqui você encontrará o melhor, mais humanizado e especial atendimento para você e sua família. Nosso objetivo é fazer você enxergar mais longe! Fale conosco e agende sua consulta já!